Bogdan Suchodolski

Bogdan Suchodolski
(1907 - 1992)
B. Suchodolski realizou os seus diversos estudos superiores nas  Universidades de Crocóvia e Varsóvia, depois em Berlim e em Paris. Foi professor liceal até 1939, em seguida professor agregado na Universidade de Varsóvia. Durante a ocupação alemã, foi um dos corajosos animadores da Universidade clandestina. Após a guerra tornou-se professor de Pedagogia Geral na Universidade de Varsóvia, director do Instituto de Ciências Pedagógicas e membro da Academia Polaca de Ciências.

A sua brilhante carreira foi acompanhada por uma importante obra. Publicou já, em polaco, três trabalhos que testemunham o seu interesse pelas questões filosóficas da pedagogia, relacionadas com as situações sociais. Primeiramente publicou Para Uma Pedagogia à Escala da Nossa Época, onde critica as teorias educativas que já não correspondem às condições do homem moderno. A sua obra Teoria Materialista da Educação é uma análise da filosofia de Karl Marx, em que salienta o aspecto pedagógico da polémica que Marx travou com autores tais como Heigel e Proudhon. Finalmente. Educação para o Futuro define as perspectivas do desenvolvimento do mundo moderno, as transformações revolucionárias verificadas na sociedade e as responsabilidades da educação do futuro.

Em A Pedagogia e as Correntes Filosóficas, B. Suchodolski descobre, com efeito, na história pedagógica duas tendências fundamentais, uma pedagogia baseada na essência do homem e uma pedagogia baseada na existência do homem, cada qual correspondendo a uma grande corrente do pensamento filosófico.